Hiperatividade, déficit de atenção e esquecimentos: saiba como a Neuropsicologia pode te ajudar

Amanda Tourinho é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M! sobre o assunto

Por Jones Araújo
06/10/2020 às 15h13
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neuropsicologia é a ciência que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e os processos mentais, tais como atenção, memória, linguagem, pensamento, motricidade. "A gente identifica por exemplo, prováveis dificuldades que o paciente possa ter ao fazer atividades do dia a dia. Qualquer atividade que envolva a cognição e comportamento", explica a especialista em Neuropsicologia pela Universidad Del Aconcagua, da Argentina, Amanda Tourinho. A profissional é a personalidade entrevistada no podcast do Muita Informação desta terça-feira (6).

Amanda Tourinho destaca que um dos principais desafios enfrentados pelo profissional especialista em Neuropsicologia no Brasil é o grande desconhecimento que ainda existe sobre a sua própria atuação no mercado. E, também, sobre os verdadeiros benefícios que o atendimento neuropsicológico pode trazer aos pacientes.

O Neuropsicólogo trabalha no contexto das funções cognitivas e também com as ações básicas que abarcam o diagnóstico e as intervenções clínicas, direcionadas para vários quadros patológicos que prejudicam o sistema nervoso central. 

De acordo com Amanda, os pacientes que se beneficiam destas especialidade são aqueles que apresentam qualquer dificuldade cognitiva e déficit cognitivo. "Na clínica a gente pode receber pessoas que tenham Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Podemos receber crianças ou adultos com o transtorno espectro autista, além dos transtornos do neurodesenvolvimento, atendemos pessoas com transtorno neurodegenerativos. Pacientes que sofrem AVC, por exemplo e aqueles que irão fazer neurocirurgia também", pontua a neuropsicóloga. 

Ela completa que não é necessário um diagnóstico para ser atendido por um neuropsicólogo. "Se você percebe que tem tido dificuldade de concentrar, começa a ter episódios de desorientação, ou esquece muito as coisas, é bom fazer uma avaliação para postergar o processo de demência", conta.

 

Escute o podcast na íntegra abaixo: