Eleições do Conselho de Enfermagem acontecem no dia 8 de novembro

Para votar no pleito online é preciso estar devidamente inscritos e adimplentes com anuidades no Coren-BA

Por Redação
01/10/2020 às 18h16
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As eleições para o comando do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) no período de de 2021 a 2023 estão previstas para ocorrer no dia oito de novembro, de forma on-line por meio do site. O Conselho terá três chapas concorrendo ao pleito, após anos com chapa única. 

A votação terá duração de 24 horas, iniciando às 8h do dia 8 até às 8h do dia nove de novembro de 2020. Para votar é preciso estar devidamente inscritos e adimplentes com suas anuidades. Os profissionais devem acessar o site e ter acesso à senha de votação, que estará disponível a partir do dia 28 de outubro de 2020. No site eleitoral tem todo passo a passo.

A Chapa 2 disputa o comando do conselho pelo Quadro I (enfermeiros e enfermeiras). Rosemeire Cardoso, enfermeira obstetra, e Davi Apostolo, enfermeiro emergencista, fazem parte da Chapa 2 e são candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente.

Para a enfermeira Rosemeire Cardoso, representante do Quadro I (Enfermeiros) da chapa 2, o maior desafio da próxima gestão será renovar as diretrizes do Conselho e fazer com que as ações do Coren chegue ao interior, da mesma facilidade com que alcança a capital e região metropolitana.

"Por isso escolhemos uma chapa bem diversificada, com representantes de todos os cantos da Bahia. Temos muitos desafios e problemas em Salvador, mas sabemos que no interior baiano a situação é igual ou até mesmo pior. E nós vamos ampliar a fiscalização em todo território baiano, e fazer com que os programas de capacitação, ouvidoria, dentre outros, alcance todos os profissionais", afirmou Rosemeire.

Davi Apostolo frisou que a redução da jornada para 30 horas semanais e uma local adequando para descanso  (Lei do Descanso) são algumas das lutas, que já estão inclusas como prioridade da Chapa 2. "Há um projeto na ALBA que trata sobre essa redução, estamos nos articulando e conversando com alguns parlamentares baianos e o próximo passo é pressionar o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, para que esse projeto entre na pauta de votações". 

Ele ainda reforçou que os profissionais precisam ter condições psicológicas adequadas, para prestar uma assistência segura à população, haja vista a sobrecarga de trabalho, que resulta em muitos outros problemas na saúde do trabalhador. "Hoje nos deparamos com muitos enfermeiros e enfermeiras em situação de staff".