Processo de cassação contra Flordelis avança na Câmara dos Deputados

Parecer da Corregedoria foi entregue à Mesa Diretora da Casa nesta quinta-feira (1)

Por Flávio Gomes
01/10/2020 às 12h57
  • Compartilhe
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Foi entregue, nesta quinta-feira (1), à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o parecer da Corregedoria da Casa sobre a cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ). O relatório de 16 páginas contempla a acusação, defesa, depoimento prestado pela deputada e indica a continuidade do processo de cassação.

O deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) entregou o parecer, pessoalmente, na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se encontra no fim do período de isolamento por causa da Covid-19.

"Finalizamos o parecer 30 dias antes do prazo, para dar celeridade ao processo", disse o corregedor.

De acordo com o corregedor, se o Conselho de Ética retomar as atividades em breve, o processo de cassação da deputada Flordelis deve ser finalizado até novembro. Um projeto de resolução, PRC 52/2020, foi apresentado pelo próprio corregedor que contempla o retorno das atividades apenas do Conselho de Ética.

"São inúmeros de indícios de crime. Ela não conseguiu trazer a negativa desses indícios. No depoimento que ela fez, foi contundente e negou todos os fatos, mas não trouxe nenhuma prova do contrário", disse.

O advogado da deputada, Anderson Rollemberg, disse, em entrevista na semana passada à CNN, que "foi dado à ela ampla defesa. Esperamos que a justiça seja feita e vamos, no momento oportuno, provar que houve uma conspiração contra ela".

O advogado afirmou que está recorrendo da determinação para que a deputada coloque tornozeleira eletrônica e que, "se preciso for", acionará o Supremo Tribunal Federal.