Brasil conquista seu melhor resultado na Olimpíada Internacional de Matemática

O país ficou em 10º lugar à frente de Japão, França, Canadá e Alemanha

Por Flávio Gomes
01/10/2020 às 10h01
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Brasil ficou em 10º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática, a maior competição entre estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio, o melhor resultado já conquistado desde que o Brasil participa do torneio, há 39 anos.

Com 105 países nas provas, a equipe brasileira somou 165 pontos, com uma medalha de ouro e cinco de prata. Com o resultado, ficou à frente de países como Japão, França, Canadá e Alemanha.

Para chegar à etapa internacional, os alunos conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Depois, passaram por três testes seletivos e treinamento. Eles foram liderados por Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.

"Eles são resultado de um processo de seleção muito disputado e rigoroso, aberto para todas as escolas do país", afirma Carlos Moreira. "Com essas medalhas, provavelmente conseguirão bolsas de estudos nas melhores universidades e terão ótimas perspectivas de carreira em várias áreas."

Os estudantes que conquistaram as medalhas são:

Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE) - Ouro

Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP) - Prata

Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE) - Prata

Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE) - Prata
Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) - Prata

Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI) - Prata