Praias de Piatã, Amaralina, Canta Galo e Boa Viagem serão interditadas pela Prefeitura por uma semana

Anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, nesta terça-feira (29)

Por Yuri Abreu
29/09/2020 às 11h14
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Após as imagens de aglomerações formadas nas praias de Piatã, Amaralina, Canta Galo e Boa Viagem, no último domingo (27), com os banhistas sem usar máscaras, desrespeitando o isolamento social e descumprindo o decreto municipal que proíbe o acesso aos locais aos fins de semana e feriados, o prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas) anunciou, nesta terça-feira (29), que esses espaços serão interditados por uma semana.

De acordo com o gestor municipal, a interdição já pode ter início no dia hoje, assim que as barreiras físicas sejam implantadas pela Prefeitura da capital baiana. Ainda de acordo com ele, se necessário, o prazo pode ser estendido nessas praias e outras podem ser abrangidas, caso haja descumprimento das medidas vigentes. As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência (as duas últimas no Rio Vermelho) continuam fechadas.

"Quando decidmos abrirmos as praias, informamos também que elas poderiam ser fechadas novamente, se fosse necessário. Eu gostaria que as praias estivessem funcionando aos fins de semana e feriados, mas, se não permitimos há uma razão: os cuidados que estamos tendo com a pandemia. As cidades do Brasil que abriram as praias sem regras ou limites e onde houve aglomeração, a conta começou a chegar, com o aumento de casos e pressão no sistema hospitalar, ocupação dos leitos de UTI e mortes. Aqui, a Prefeitura quer evitar que as praias se transformem em um vetor de proliferação da covid-19", disse Neto.

Na ocasião, ele repetiu o recado de que não dá para a Prefeitura de Salvador ficar de babá dos banhistas, citando os casos registrados de moradores que se escondiam quando a Guarda Municipal chegava para fazer a fiscalização mas, assim que os agentes deixavam o local, os grupos retornavam a areia da praia. 

"Resisti a abertura porque fiscalizar as praias não é uma tarefa fácil. Temos 64 km de praias, sendo uma das faixas mais extensas do Brasil e não temos equipe para ficar o dia todo no mesmo lugar. É fácil depois as pessoas apontarem o dedo para a Prefeitura, mas deixam de enxergar qual deve ser o seu papel, o seu dever. A Guarda Municipal não vai ficar se indispondo com as pessoas e nem usar a força. Não vamos multar as pessoas, mas, onde houver abuso e desrespeito, nós vamos fechar", afirmou o prefeito de Salvador.

"Prefiro encarar as cobranças e críticas do que fechar os olhos e depois lamentar o aumento de casos e mortes pela covid-19. Espero que sete dias seja suficiente. Eu queria que a discussão fosse de quando vamos abrir as praias aos fins de semana e quando os vendedores vão poder vender seus produtos. Mas estamos dando um passo atrás", salientou ACM Neto.