Apesar do recorde em candidaturas negras, metade das chapas para prefeituras é formada apenas por candidatos brancos

Das 18,9 mil duplas de prefeito e vice registradas, 8.943 não têm negros, segundo TSE

Por Redação
29/09/2020 às 09h09
  • Compartilhe
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Apesar de serem a maioria entre as candidaturas para as eleições deste ano, os candidatos pretos e pardos no Brasil ainda são minoria quando o assunto é a disputa para os cargos do Poder Executivo nos municípios.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), metade das chapas que vão disputar as prefeituras das 5.570 cidades do país é formada apenas por brancos como candidatos a prefeito e a vice-prefeito. Das 18,9 mil chapas registradas até esta segunda-feira (28), 8.943 tinham apenas brancos.

Na sequência, as chapas mais comuns são formadas por pardos como candidato a prefeito e a vice - 19% do total -, seguidas por aquelas formadas por brancos na cabeça de chapa e pardos como vice, que representam 12% das candidaturas.

As duplas para a disputa da prefeitura com candidatos pretos são mais raras. Ao todo, 800 chapas - 4,3% do total - são lideradas por um candidato preto, sendo que apenas 160 - equivalente a 0,8% - são formadas exclusivamente por pretos como candidatos a prefeito e vice. Deste total, nove estão em capitais.

*Com informações da Folha de S.Paulo.