Interessados em participar da pesquisa de vacina contra Covid-19 Bahia já podem se inscrever

Pessoas com mais de 18 anos devem preencher um formulário para ter acesso ao imunizante de Oxford

Por Redação
28/09/2020 às 20h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Interessados em participar da nova pesquisa da vacina de Oxford contra Covid-19, na Bahia, já podem se inscrever, por meio do preenchimento deste formulário.

Para participar, é preciso ter idade a partir de 18 anos. No documento, o interessado deve preencher, entre outros, dados como nome, CPF, endereço, profissão e também se já realizou algum teste ou exame para Covid-19.

A vacina de Oxford testada em voluntários de Salvador é aplicada no Hospital São Rafael.

No começo deste mês, a vacina teve os testes paralisados após o registro de reação adversa em um paciente no Reino Unido.

Quase uma semana depois, a pesquisa foi reiniciada no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu informações oficiais do governo britânico e do laboratório sobre o caso da voluntária e, no mesmo dia, anunciou a aprovação da retomada dos testes no Brasil.

Já no dia 15 deste mês, a Anvisa autorizou a ampliação do número de voluntários para teste da vacina de Oxford no Brasil.

 

Sputink V
O Governo da Bahia assinou protocolos para testar outras vacinas. O imunizante russo, batizado de Sputink V, está previsto para chegar em novembro. Cerca de 500 voluntários baianos devem receber a vacina.

Se conseguir todas as autorizações e for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o imunizante poderá ser comercializado no país através da Bahia. A previsão é que cerca de 50 milhões de doses sejam destinadas ao Brasil.

O estado também testou a vacina produzida com biotecnologia alemã pela empresa norte-americana Pfizer. Os testes foram encerrados neste mês. Os resultados, no entanto, ainda não foram divulgados.

Mil voluntários participaram do teste de aplicação da vacina. Inicialmente, seriam 500 pessoas, mas o número foi ampliado. Além de Salvador, a vacina da Pfizer também foi testada em São Paulo.

Recentemente, foi anunciado que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo conglomerado de empresas Johnson & Johnson, em uma parceria entre os Estados Unidos e Bélgica, será testada em Salvador. As atividades devem ser iniciadas em outubro.