Aluguel por temporada: devido a pandemia, procura por imóveis deve ser maior que oferta para o fim do ano

Segundo Consuelo Leal, do Creci-BA, devido ao cenário de instabilidade, muitos donos de imóveis ainda não definiram se vão colocar os espaços para locação

Por Yuri Abreu
28/09/2020 às 10h43
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A pouco menos de três meses para o verão, a estação mais aguardada por baianos e turistas, tem gente que já está se mexendo em busca de uma casa para alugar principalmente em pontos da Linha Verde e do Litoral Norte da Bahia para passar as festas de fim de ano ao lado de amigos e familiares. Porém, com a pandemia de covid-19, uma tendência comum em anos anteriores deve se inverter neste "diferente" 2020 no segmento de aluguel por temporada: maior procura e menor oferta.

É o que aponta a diretora de eventos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 9ª Região (Creci-BA), Consuelo Leal, que lida com diretamente com o setor ao longo do ano. Segundo ela, há cerca de um mês é que começou a ser percebida uma pequena movimentação na procura pelas casas para alugar. Além disso, muitos donos de imóveis ainda não definiram se vão colocar os espaços para locação, justamente em virtude da pandemia do novo coronavírus.

"Com esse final do ano, eu comecei a sentir, de uns 20 dias há mais ou menos um mês, uma pequena movimentação dessa parte de final de ano. O que ocorre é que a grande maioria dos proprietários de imóveis e que os colocam para alugar, nesse esse período, principalmente fora de Salvador, seja na Linha Verde, Litoral Norte, estão evitando  porque pretendem se deslocar, no final de ano, para estar com a família, exatamente em decorrência da pandemia", afirmou Consuelo. 

Segundo ela, o final deste ano deve inverter uma tendência que é normalmente vista: mais procura do que oferta. "Até 2019, o normal era mais oferta do que procura. Pelo que venho sentindo, de alguns dias pra cá, inclusive de proprietários de imóveis que eu estou ligando, para confirmar se aquele imóvel que sempre foi disponibilizado no final de ano vai estar disponível nesse (...) as pessoas ainda estão sem ter essa definição, enquanto outros já afirmaram que não vão alugar, pois eles mesmos vão utilizar a casa com a família", comentou.

"Existe essa incerteza de quem tem um imóvel. Alguns já estão se deslocando inclusive para morar com a família, saindo de Salvador.  Muitos me dizem que vão esperar realmente se isso vai passar ou se teremos novos casos. Existe uma preocupação muito grande", salientou.

Localidades

Para Consuelo Leal, entre os locais mais procurados por pessoas que vêm de fora para curtir a temporada de fim de ano e do Réveillon no Litoral Norte da Bahia e da Linha Verde, estão Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí e Itacimirim. Ela traçou em perfil dos locatários.

"São pessoas que vêm de fora, com a família 'razoavelmente grande' e que buscam imóveis que comportem de seis a oito pessoas. Elas procuram casas de maior porte, que estão dentro de condomínio e possuem piscina", afirmou.

Porém, devido a toda a essa incerteza ante a pandemia, nem mesmo valores ainda dão para se mensurar, conforme Consuelo. "Ainda não dá para dizer porque esse termômetro geralmente temos nos meses de abril e maio, mas, nesse ano, foi o período em que tivemos o pico da pandemia, e era quando a gente começa a mensurar esses valores. Entre os que têm imóvel para alugar há uma apreensão, pois eles não sabem se vai conseguir alugar dentro da realidade. Além disso, as pessoas estão com medo de ter uma segunda onda da doença", disse a diretora de eventos do Creci-BA.