Brasil é maior produtor e exportador de café do mundo

Consumo da bebida teve crescimento de 30% durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com o Assocafé

Por Francisco Artur
20/09/2020 às 09h39
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com uma lavoura suficiente para cobrir dois milhões de campos de futebol, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), o consumo da bebida teve um crescimento de 30%.

Em podcast do Portal M!, o presidente da entidade, João Lopes Araújo, conversou sobre o cenário dos produtores de café da Bahia e disse que o estado já exportou mais de "60 mil sacas" de café somente neste ano. 

"Nessas exportações, vendemos muito café para os Estados Unidos e no Japão. Nesses países, teve um grande aumento no consumo", disse João. Na conversa com o editor-chefe do Portal M!, o presidente da Assocafé também fala sobre a qualidade da colheita do fruto e melhores formas de financiamento aos produtores. 

Alemanha e Itália

Alemanha e Itália não plantam, mas se destacam na exportação de café. Ambos os países importam em média 6,6 milhões de sacas de café verde por ano do Brasil e do Vietnã. Depois que compram, processam, torram, moem, empacotam e vendem. Os cafeicultores brasileiros que conseguem levar sua marca ao exterior são uma exceção.

Que tal ouvir o podcast na íntegra? 

Confira neste link