"Já passamos pela pior fase", diz Bruno Cerqueira sobre pandemia, ao defender uso de máscaras e álcool gel

Diretor científico do Laboratório Jaime Cerqueira defende continuidade do uso de máscaras e álcool em gel

Por Flávio Gomes
19/09/2020 às 14h26
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O pico da contaminação do Covid-19 já passou e a curva de transmissão da doença vem regredindo dia após dia. Esta é a avaliação do diretor científico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, em entrevista no podcast do Portal M!.

"Essa curva está na forma descendente. No interior, ainda tem números significativos, mas na capital a redução é muito grande" afirmou.

O farmacêutico bioquímico também avalia que a população soube superar a pandemia mediante a utilização de máscaras, distanciamento e isolamento social e de higienização pessoal com o uso do álcool em gel.

Com a deflagração da fase 3 de reabertura das atividades econômicas em Salvador, Bruno defende a retomada total do transporte público e dos grandes centros comerciais.

"Já passamos pela pior fase e está na hora da retomada", afirma, ressaltando a importância de manter estratégias de segurança como o uso da máscara e do álcool em gel.

Bruno, que é pós-doutor pela Fiocruz/Unicamp em biologia molecular e sorologia, acredita que a vacina deve estar disponível em março de 2021. "Enquanto ela não chega, não devemos baixar as armas. As empresas estão modulando o perfil da vacina e avaliando os efeitos adversos para termos maior segurança", pontuou.

Durante a entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Bruno também avaliou o processo de testagem rápida na população.

 

Confira estes e outros esclarecimentos no podcast com Bruno Cerqueira clicando no player abaixo.