Prefeitura do Rio vai reabrir cerca de 100 leitos para pacientes graves de Covid-19

Com aglomerações registradas em praias e bares, a capital fluminense se aproxima de 100 mil casos confirmados da doença

Por Flávio Gomes
19/09/2020 às 13h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Terra
Foto: Reprodução/Terra

Depois de registros de muita aglomeração em praias, bares e centros comerciais, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou, na sexta-feira (18), que vai reabrir cerca de 100 leitos para pacientes graves com Covid-19, em razão da elevação na taxa de ocupação nas UTIs da cidade para 85%.

Segundo o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), a reabertura desses leitos será realizada em parceria com o Governo Federal.

Crivella responsabiliza, ainda, a ocupação mais alta ao fechamento de leitos nas redes estadual e privada e ao comportamento "irresponsável" de alguns cariocas que vêm lotando praias e bares nos últimos dias.

"Ainda temos muitos cariocas que se expõem de maneira irresponsável sem máscara em bares e praias", disse Crivella a jornalistas. "Estado fechou leitos e tínhamos hospitais da iniciativa privada que precisaram fechar os leitos. Começou uma sobrecarga no município que enfrenta a pandemia de maneira quase isolada", disse.

"A população cansou do afastamento e isso tem sido visto nas praias e bares, isso tem reflexos. A curva [da Covid-19] não está caindo como gostaríamos", completou.

O prefeito prometeu endurecer a fiscalização em bares e ouros locais de concentração de jovens nas zonas sul, norte e oeste, onde há flagrantes desrespeitos às regras de distanciamento e prevenção ao coronavírus. As multas por infrações consideradas gravíssimas podem chegar a R$ 26 mil, com fechamento do estabelecimento por uma semana e ainda a cassação do alvará.

A cidade do Rio já tem mais de 10 mil mortes por Covi-19 e se aproxima de 100 mil casos confirmados da doença.

"Faço um apelo à consciência das pessoas para não ter que retroceder nas medidas adotadas no passado", finalizou Crivella.