Magazine Luiza aceitará apenas negros em próximo programa de trainee

Objetivo é ampliar presença de pretos e pardos em cargos de liderança; hoje, o índice é de apenas 16%

Por Redação
19/09/2020 às 12h42
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Mercado e Consumo
Foto: Reprodução/Mercado e Consumo

No ano em que os movimentos por inclusão e diversidade ganharam importância inédita, o Magazine Luiza abriu inscrições para seu programa de trainee de 2021 com um diferencial: vai aceitar apenas candidatos negros.

"O objetivo do Magalu com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo o Brasil, no início da vida profissional", diz a empresa.

A iniciativa chega em um momento no qual as diferenças sociais e raciais ficaram escancaradas, tanto em função da pandemia de Covid-19 quanto em virtude das manifestações antirracistas que ocorrem, sobretudo, nos Estados Unidos. Movimentos como o "Vidas negras importam" voltaram com força em todo o mundo este ano, após o assassinato do americano George Floyd, por um policial branco.

Atualmente, o Magalu tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. Mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança. "O alerta despertado por essa baixa participação fez com que o Magalu decidisse atuar, oferecendo oportunidades para quem ainda está começando a carreira", diz a companhia.

 

Processo seletivo

As inscrições para o programa de trainee do Magalu estão abertas no portal de carreiras da empresa. Serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro 2020, em qualquer curso superior. O conhecimento em língua inglesa e experiência profissional anterior não fazem parte dos pré-requisitos para a seleção.

Candidatos de todo o Brasil podem participar, desde que tenham disponibilidade para se mudar para São Paulo. Caso o selecionado seja de fora da capital paulista, receberá um auxílio mudança.

O processo seletivo será dividido em seis etapas. Depois dos testes online, os candidatos passarão pela etapa que consiste na gravação de um vídeo de apresentação profissional e por entrevistas com o departamento de recursos humanos.

Aqueles que seguirem no processo, serão entrevistados por diretores de área e, depois, pela Diretoria Executiva. Os finalistas participarão de uma conversa com o CEO da empresa, Frederico Trajano.

O programa de trainees 2021 foi desenvolvido em parceria com as consultorias Indique Uma Preta e Goldenberg, Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Faculdade Zumbi dos Palmares e Comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil.

 

 

Confira alguns benefícios do programa de trainee 2021 do Magalu

- Salário: R$ 6.600,00 + Bônus de contratação de 1 salário

- Plano médico e odontológico

- Desconto em produtos

- Home office híbrido

- Previdência privada

- Bolsa inglês

- Grade de desenvolvimento exclusiva para aceleração de carreira do trainee com Job Rotation e de sessões Mentoria