Metade dos MEIs recebe auxílio emergencial durante a pandemia

Levantamento do Sebrae indica que 5,2 milhões de trabalhadores autônomos são beneficiados

Por Redação
19/09/2020 às 10h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Do total de brasileiros aprovados para receber o auxílio emergencial , 5,2 milhões são microempreendedores individuais (MEIs). O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O número corresponde a quase metade dos 10,7 milhões de trabalhadores registrados como MEI atualmente no Brasil, de acordo com o Portal G1.

O dado surpreendeu o Sebrae, que, em abril, estimou que 3,6 milhões de MEIs deveriam se enquadrar nos critérios para receber a ajuda de R$ 600 do Governo Federal. O número também revela o impacto da pandemia de Covid-19 na renda dos trabalhadores que atuam como autônomos ou no chamdo "empreendedorismo por necessidade".

Segundo o Sebrae, além dos 5,2 milhões que foram beneficiados, outro 1,3 milhão tentou receber o auxílio emergencial, mas não conseguiu por não atender algumas regras estabelecidas pelo governo, como ter renda familiar superior ao limite legal ou manter algum vínculo empregatício.

No início da pandemia, o Sebrae realizou pesquisa que indicou que 63,8% dos MEIs interromperam as atividades temporariamente em razão da crise sanitária - o maior índice registrado entre as empresas de pequeno porte. 

O auxílio emergencial foi prorrogado até dezembro com um valor menor: R$ 300. Não há perpectiva de reabertura de inscrições para o programa. Quem não está incluído não poderá mais ter acesso ao benefício.