TikTok abre ação para tentar escapar da proibição nos Estados Unidos

Rede social chinesa quer impedir que governo Trump barre a utilização do aplicativo pelos norte-americanos

Por Flávio Gomes
19/09/2020 às 09h27
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O popular aplicativo TikTok fez um pedido, na sexta-feira (18), para que um juiz dos Estados Unidos impeça o governo de Donald Trump de proibir a utiulização da rede social chinesa no país.

O TikTok e sua dona, a empresa ByteDance Ltd., entraram com uma ação em um tribunal federal de Washington desafiando a recente proibição determinada pelo governo norte-americano.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou a medida mais cedo na sexta, impedindo os norte-americanos de fazerem o download dos aplicativos chineses TikTok e WeChat.

A proibição foi introduzida por razões políticas e começa a vigorar a partir deste domingo (20). A empresa afirmou que a medida viola os direitos da companhia previstos na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Trump, que está em uma espécie de "guerra fria" com Pequim, emitiu uma ordem executiva no dia 6 de agosto proibindo transações nos Estados Unidos com as donas dos apps WeChat e TikTok.

O TikTok, que tem mais de 100 milhões de usuários no país, disse que a proibição causaria "danos irreversíveis" ao negócio.

De acordo com a ação, ByteDance e TikTok estão em busca de um julgamento "declaratório" e uma liminar "invalidando e proibindo preliminar e permanentemente as proibições e a ordem de 6 de agosto".

A Casa Branca ainda não comentou o assunto.