Ministério da Saúde publica guia de orientações para retomada das aulas

Recomendação é que as escolas adotem diversas estratégias de segurança sanitária

Por Redação
18/09/2020 às 20h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Saúde divulgou orientações para a retomada das aulas. A pasta publicou um guia sistematizando orientações destinado a autoridades locais de saúde, gestores da área de educação, diretores, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

No documento, constam ações como capacitação dos profissionais, avaliação caso a caso de alunos integrantes do grupo de risco, monitoramento da temperatura dos estudantes e observância da distância mínima de 1 metro dentro e fora de aula, inserindo marcações no chão.

As escolas, segundo o texto, terão que adotar algumas estratégias, como escalonar horários de chegada e saída dos estudantes, aumentar os espaços entre mesas e cadeiras, evitar aglomerações em áreas comuns (como pátio e espaços de alimentação), realizar refeições em sala em vez do refeitório, disponibilizar álcool em gel 70% e manter portas de acesso abertas.

O guia orienta a divulgar informaçõs sobre as medidas de segurança, explicação sobre uso de máscaras e manutenção da condição dos ambientes. São reforçadas as medidas de higiene, a exemplo do uso de máscara facial, a higienização constante das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez, o cuidado à etiqueta respiratória (como evitar colocar as mãos nos olhos e nariz e cobrir em caso de espirro).

Os produtos de limpeza podem ser os comumente utilizados, desde que observada a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os equipamentos e objetos utilizados (como panos) devem ter um descarte adequado para evitar a contaminação.

Se houver casos de infecção pela Covid-19 na escola, a orientação do Ministério da Saúde é que a equipe da unidade entre em contato com os pais e solicite o encaminhamento do aluno a uma unidade de saúde para avaliação médica.

As autoridades de saúde e a comunidade escolar também devem ser avisadas. "Em situação de caso confirmado, os profissionais e a comunidade escolar devem ser informados, as atividades escolares devem ser reavaliadas", indica o guia.

 

* Com informações da Agência Brasil.