Lei que regula pagamento de auxílio a quem teve redução de salário é sancionada

A norma teve origem na MP 959/2020, aprovada pelo Senado em 26 de agosto, na forma do Projeto de Lei de Conversão 34/2020

Por Redação
18/09/2020 às 17h18
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os trabalhadores que tiveram redução salário devido à pandemia da Covid-19 vão poder receber auxílio.  A lei que define as regras para os bancos federais pagarem os benefícios aos trabalhadores atingidos pela redução de salário ou suspensão temporária do contrato, em razão do cenário atual, ,foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18).

A norma teve origem na Medida Provisória  959/2020, aprovada pelo Senado em 26 de agosto, na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2020. A lei permite ao governo federal contratar sem licitação a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para repassar os recursos aos bancos em que os trabalhadores possuem conta.

O texto aponta que se essas instituições financeiras tiverem de depositar os benefícios em uma conta digital de poupança (poupança social), seus titulares terão 180 dias para movimentar o dinheiro antes que ele retorne à União. Outra coisa estabelecida na nova lei é que os bancos, públicos ou privados, não poderão fazer descontos, compensações ou quitação de débitos de qualquer natureza usando os valores depositados pelo governo.

Também ficou estabelecido prazo de dez dias para Caixa e Banco do Brasil fazerem os depósitos, contado da data de envio das informações necessárias pelo Ministério da Economia. Também cabe ao Ministério da Economia editar os atos complementares à execução da nova lei.