Setembro Azul é marcado por ações de conscientização e apoio à comunidade surda 

Uma das medidas da Prefeitura de Salvador foi a contratação de mais de 30 intérpretes de Libras para atuação na rede municipal de ensino

Por Redação
16/09/2020 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/pms
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/pms
Com objetivo de conscientizar a população sobre acessibilidade e a luta da comunidade surda, a Prefeitura de Salvador realiza diversas ações durante o Setembro Azul, mês que marca a visibilidade deste público.
 
O conjunto de ações inclui capacitação dos servidores municipais em Libras, parcerias com entidades da sociedade civil que atendem pessoas surdas e para atendimento especializado nas áreas da educação, assistência social e saúde, além do suporte oferecido pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD). 
 
Outra ação importante da gestão municipal foi a contratação de mais de 30 intérpretes de Libras para atuação na rede municipal de ensino, junto a crianças e jovens surdos do grupo 5 ao 6° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de facilitar a comunicação com os professores, equipe escolar e colegas. 
 
Em comemoração ao Setembro Azul, a UPCD retomou as aulas do Curso de Capacitação em Libras para servidores municipais de forma online, através de plataforma desenvolvida pela prefeitura. Em função da pandemia, as aulas presenciais estão suspensas. 
 
Wagner Andrade, diretor da UPCD, explicou a importância do mês de conscientização para comunidade surda. "Setembro é o mês do ano mais importante para todo o movimento da pessoa com deficiência. É também um mês para dar visibilidade à comunidade surda, para valorizar e difundir o uso da Libras, além de reconhecer a importância fundamental dos tradutores e intérpretes, que são um elo fundamental na promoção da acessibilidade comunicacional", explica. 
 
O atendimento na UPCD pode ser feito pelos telefones (71) 3202-2343 e (71) 3202-2265. A unidade fica localizada na Sempre, na Av. Estados Unidos, n° 50, Ed. Sesquicentenário, 6° andar, no bairro do Comércio. Além disso, é possível entrar em contato pelo e-mail upcd@salvador.ba.gov.br ou pelo Instagram e Facebook (@upcdsalvador).