Eduardo Pazuello toma posse como ministro efetivo da Saúde

Ele é o terceiro ministro da Saúde efetivo desde o início do governo

Por Redação
16/09/2020 às 18h42
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Após quase quatro meses interino no cargo, o general Eduardo Pazuello foi empossado oficialmente nesta quarta-feira (16) como ministro de estado da Saúde. O termo de posse foi assinado por Pazuello e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante cerimônia em Brasília.

Em discurso, o ministro da Saúde afirmou que nesses quatro meses de gestão interina ele teve que "trocar o pneu com o carro andando". Ele enfatizou a atuação do governo federal na contenção da doença, que já estaria em queda no Norte e Nordeste, tendência que começaria a ser replicada no Centro-Sul do país. Segundo Pazuello, o país teve sucesso ao adotar o tratamento precoce.

"Nós vimos que não era o melhor remédio o 'ficar em casa' esperando ter falta de ar. O tratamento precoce salva vidas", disse.

Eduardo Pazuello falou sobre o que chama de "novo normal" e disse que, até a solução final da vacina, será necessário "conviver" com a Covid-19.

"Novos hábitos, mais atenção às medidas de profilaxia e higiene, condutas de tratamento médico precoce e, principalmente, naturalidade em conviver com uma doença, assim como todas as outras do nosso cotidiano."

Eduardo Pazuello é o terceiro ministro da Saúde efetivo desde o início do governo Bolsonaro. Antes, a pasta foi dirigida por Luiz Henrique Mandetta entre janeiro de 2019 e abril de 2020 e por Nelson Teich durante um mês, entre abril e maio deste ano.