Vacina russa gerou anticorpos sem efeito colateral

A revista médica 'The Lancet' afirmou que a vacina Sputnik V gerou imunidade contra Covid-19

Por Flávio Gomes
04/09/2020 às 09h09
  • Compartilhe
Foto: Divulgação Nevodka/istock
Foto: Divulgação Nevodka/istock

A vacina russa contra o Covid-19, Sputnik V, produziu resposta de anticorpos em todos os participantes dos testes em estágio inicial, de acordo com estudo publicado nesta sexta-feira (4) pela revista médica The Lancet.

Segundo a publicação, os resultados dos dois testes, conduzidos nos meses de junho e julho, envolvendo 76 pessoas, mostraram que 100% dos participantes desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus e nenhum efeito colateral sério.

O uso de duas doses do imunizante foi autorizada pelo governo russo, em agosto, se tornando o primeiro país a registrar uma vacina contra Covid-19, antes mesmo da publicação dos dados sobre a Sputnik V.

"Os dois testes de 42 dias - incluindo 38 adultos saudáveis em cada - não encontraram nenhum efeito adverso sério entre os participantes e confirmaram que a vacina provoca uma resposta de anticorpos", diz o estudo divulgado na Lancet.

A vacina se chama Sputnik V em homenagem ao primeiro satélite do mundo, lançado pela União Soviética. Alguns especialistas ocidentais alertaram contra o seu uso até que todos os testes aprovados internacionalmente sejam publicados e as medidas regulatórias tenham sido tomadas.