Longa baiano sobre Dorival Caymmi estreia na 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Escrito e dirigido por Henrique Dantas, longa "Dorivando Saravá, O Preto Que Virou Mar" poderá ser visto entre 4 e 7 de setembro no site do evento



Por Redação
28/08/2020 às 10h14
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O filme experimental "Dorivando Saravá, O Preto Que Virou Mar", escrito e dirigido por Henrique Dantas terá pré-estreia na 15ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. O longa-metragem integra a programação da Mostra Contemporânea e poderá ser visto entre 4 e 7 de setembro, no site oficial do evento - www.cineop.com.br.

A produção aborda conceitos presentes na vida e obra de Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, e apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos. No documentário, Caymmi é representado como uma maneira de ser, de existir, de pensar. Como se "dorivar" fosse um verbo que hoje o povo brasileiro precisasse urgentemente aprender a conjugar.

Além dele, o público poderá conferir também o curta-metragem "Maratonista de Quarentena", animação dirigida por Eduardo Tosta e Karol Azevedo, que estará representando a Universidade Federal da Bahia na Mostra Educação.

A CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, chega à sua 15a edição, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2020. A 15a CineOP será online, gratuita e com extensa programação de filmes, lives, oficinas e masterclasses internacionais. É o evento que trata cinema como patrimônio com foco em três temáticas: preservação, história e educação. Todas as atividades do evento poderão ser acompanhadas pelo site.

Confira o trailer: