Especialista orienta sobre uso de óleos essenciais no tratamento de doenças

Segundo Juliana Nacimento, os produtos servem para tratar terapeuticamente diversos problemas

Por Francisco Artur e Jones Araújo
24/08/2020 às 16h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Você sabia que os óleos essenciais extraídos das flores e plantas têm grande função na prevenção de doenças? De acordo com a nutricionista Juliana Nascimento, que também atua como aromaterapeuta, esses produtos têm grande importância na saúde, no sentido de efeito terapêutico. Juliana é a personalidade entrevistada no Podcast do Portal M!.

Segundo a nutricionista, os óleos essenciais servem para tratar terapeuticamente diversos problemas, como febre, acne, cicatrização de feridas, depressão, entre outras enfermidades.

"Os óleos essenciais por serem  extraídos das plantas aromáticas, possuem esses compostos químicos que muitas vezes estão presentes até nas substâncias sintéticas, mas não causam os efeitos adversos e colaterais que uma medicação sintética promove no nosso organismo. Desta forma, eles nos auxiliam para a gente ter um beneficio de saúde mais seguro, se a pessoa souber fazer a utilização correta desses óleos", afirma a nutricionista. 

De acordo com ela, muitas pessoas confundem o uso dos óleos apenas para meios aromáticos, mas eles têm um fundamento terapêutico muito importante para toda a população. No entanto, a profissional orienta que é preciso ter cautela na utilização destes produtos.

"Obviamente que tem que ter uma cautela de como utilizar e como prescrever. Apesar de ser compostos químicos naturais não deixa de ser compostos químicos. Tem que ter muita cautela, uma gota do óleo essencial equivale a 25 xícaras de chá. Ele é muito concentrado", orienta.

Juliana completa que apesar deles poderem ser servidos para criança de meses até idosos, existe uma individualidade de cada conduta, de como utilizar e prescrever.

"Existe a contraindicação na forma de uso, na interação medicamentosa essencial, existe a contraindicação para crianças, não são todos que uma criança pode fazer uso. A gente tem que considerar a usar com cautela", por este motivo a profissional orienta ir a um aromaterapeuta  antes de usar o medicamento.

 

Escute o Podcast na íntegra abaixo: