Mesmo na pandemia, pacientes com doenças no sangue não devem interromper tratamento, alerta hematologista

Emília Carolina Malafaia afirmou que clínicas e hospitais se prepararam para receber pacientes para que não tenham contato com infectados pela Covid-19

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
14/08/2020 às 13h21
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus, pacientes de diversas doenças, entre elas as relacionadas ao sistema sanguíneo, ficaram na dúvida se deveriam continuar os procedimentos e até acabaram interrompendo o tratamento, justamente com o medo de se infectar com a Covid-19.

No entanto, na opinião da médica hematologista, Emília Carolina Malafaia, mesmo estando nos grupos de risco da doença e tendo de seguir as mesmas orientações da população em geral, os pacientes com alguma enfermidade mais severa no sangue não devem deixar os cuidados de lado, mesmo nesse período.

"Os pacientes com doenças onco-hematologicas estão nos grupos de risco e as regras, para eles, são as mesmas para a população em geral. Eles ficam preocupados com a covid-19, mas o câncer é uma doença grave também. As clínicas e hospitais fizeram adaptações e adotaram protocolos de segurança, para evitar que esses pacientes tenham contato com pacientes sintomáticos", afirmou Emília Carolina Malafaia ao podcast do M!. 

Na ocasião, a especialista também comentou sobre áreas de atuação do hematologista, desde as doenças mais malígnas, como leucemia e linfoma, até as mais benignas, como anemias e tromboses.

De forma explicativa, ela pontuou as causas e consequências de algumas delas, destacando os tratamentos necessários para resolver as questões.

Durante a entrevista, Emília Carolina Malafaia mencionou que a população em geral pode buscar ajuda nos serviços gratuitos de saúde, com os especialistas dessas unidades, em seguida, fazendo a regulação os serviços de referência, a exemplo dos oferecidos nos hospitais Aristides Maltez (HAM) e o Universitário Professor Edgard Santos (Hupes).

"Na UPAs e nas UBS, os pacientes podem receber o primeiro atendimento através do médico da familia ou do médico clinico, que fazem regulação para o serviço de referencia da Prefeitura e do Estado. O mais conhecido deles é o do Hemoba. Mais ainda há o Hospital Aristides Maltez e o Universitário Professor Edgard Santos, da UFBA, comentou a médica.

Confira o podcast com a médica hematologista, Emília Carolina Malafaia, clicando no player abaixo: