Salvador atinge a meta de vacinação contra Influenza

Campanha iniciada em março já imunizou ao menos 90% do público-alvo

Por Redação
12/08/2020 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/pms
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/pms

Salvador atingiu a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo contra a gripe. Com campanha iniciada em março e, atualmente, aberta a toda a população, mais de 814 mil pessoas na capital baiana haviam sido imunizadas até esta terça (11). O empenho das equipes na estratégia e a procura da população evitou sobrecarga dos leitos de hospitais e emergências nesse momento delicado de pandemia de Covid-19.

Para a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, o resultado é importante porque, desta forma, consegue-se diminuir bastante a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade, principalmente na estação mais fria do ano. "Muito do sucesso de adesão que conseguimos alcançar se deve à implantação do sistema drive thru, que garantiu agilidade na proteção e evitou aglomeração durante a pandemia. Os profissionais de saúde foram fundamentais para o mecanismo da ação", celebrou.

 

Segunda dose para crianças

Os pais devem estar atentos ao intervalo de 30 dias para a segunda dose que pede o esquema vacinal de crianças de seis meses a menores de 6 anos, que foram imunizadas pela primeira vez com a vacina Influenza este ano. Das 30 mil que se imunizaram com a primeira dose, 18 mil ainda não retornaram aos postos para efetivar a proteção.

A vacinação é a principal medida preventiva contra a doença e seguirá disponível até o próximo dia 30 nas 142 salas de imunização da rede municipal, das 8h às 17h. Além delas, outros três pontos funcionam em sistema drive thru, das 8h às 14h: Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula; Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos; e Outlet Center, no Uruguai.