Academias e alunos testam "novo normal" no primeiro dia de reabertura

Reaberta nesta segunda-feira, na fase 2 do plano de retomada econômica, academias tiveram movimento baixo

Por Francisco Artur
10/08/2020 às 17h07
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Oxente
Foto: Divulgação/Oxente

Fechada desde março, quando o município implementou as primeiras medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus em Salvador, a academia de cross training, 'Oxente', reabriu nesta segunda-feira (10), com a implantação da fase 2 do plano de reabertura econômica da prefeitura de Salvador. Seu proprietário, Tuti Barreto, considerou o movimento condizente com o momento.

"É claro que muita gente ainda está insegura de vir treinar, mas acredito que a tendência é que, neste 'novo normal', se evite exercícios em locais fechados, como uma academia. No cross training daqui [da Oxente], não tem esse problema porque estamos localizados em uma casa aberta, em que tem a circulação de ar", projetou Tuti, citando sua academia, localizada no bairro da Federação, como espaço seguro.

No aspecto da segurança sanitária, citada pelo dono da Oxente, o protocolo da fase 2 de retomada econômica da prefeitura prevê que os espaços de cross training não vão poder funcionar aos domingos, apenas de segunda a sábado. As aulas devem durar 45 minutos e o uso de máscara é obrigatório por todos. O protocolo também condiciona que a academia de cross training coloque uma marcação no solo, com distanciamento de 2 metros entre os alunos.

Diante dessas condições, Tuti Barreto afirmou estar preparado para receber os 15 alunos, que garantiram continuidade no treino, mesmo com limitações de movimento e espaço. "Eu já combinei com os alunos que, se tiver algum desrespeito às condições de funcionamento, como tirar a máscara durante o treino, sou eu quem vai ser prejudicado. Então, acho que todos nós iremos respeitar", garantiu o dono da academia.

Consciência coletiva
O acupunturista Thales Ma admite uma certa dificuldade para seguir os protocolos de segurança das aulas de cross training, mas endossa as orientações do professor Tuti. "Além de ser necessário respeitar o distanciamento e o uso de máscara por causa do protocolo da prefeitura, temos de ter uma consciência coletiva de que todas essas atitudes serão necessárias para toda a sociedade, no combate a essa pandemia", pregou. 


Aluno da academia 'Oxente', Thales já inovou na preparação para a volta às aulas de cross training. "Como o uso de máscara será necessário, eu encontrei uma apropriada para fazer exercícios. Essa máscara é confortável, não fica colando no nariz, nem caindo toda hora, e ela tem um tecido antiviral, que atua contra a contaminação cruzada, que é quando a gente põe a mão na máscara", indicou.