TCU aprova arrendamento de terminais no Porto de Aratu

Ministério da Infraestrutura prevê a geração de cerca de sete mil empregos no setor portuário da Bahia

Por Flávio Gomes
09/08/2020 às 22h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar a concessão à iniciativa privada dos terminais portuários de ATU12 e ATU18, no Porto Aratu-Candeias, localizado na Baía de Todos-os-santos, o Ministério da Infraestrutura prevê investimentos de R$ 370 milhões, ao longo de 25 anos, e a geração decerca de sete mil empregos diretos e indiretos na Bahia. Outro investimento milionário no estado,  a Nova planta de Biodiesel autorizada pelo governo do estado vai gerar mais de mil empregos.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou a decisão do TCU e afirmou que o leilão para arrendamento dos terminais deve ocorrer ainda este ano. "Atenção Bahia, leilão à vista. TCU aprovou projetos de arrendamento no Porto de Aratu. ATU12 e ATU18, destinados à movimentação de minerais e vegetais, serão leiloados ainda em 2020", escreveu.

Os terminais portuários têm importância estratégica no escoamento da produção agrícola de granéis sólidos, especialmente soja e fertilizantes, da região chamada de Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Além disso, há intensa movimentação de cargas de produtos químicos e petroquímicos.

De acordo com a base de dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pela administração e exploração comercial dos portos de Aratu-Candeias, Ilhéus e Salvador, de janeiro a julho de 2020, 236 navios cargueiros atracaram em Aratu, movimentando um volume de 2.787.157 toneladas de produtos líquidos e gasosos, e granéis sólidos, como, minérios de ferro, manganês e cobre, uréia, fertilizantes, nafta, propeno e concentrado de cobre.