Luis Roberto Barroso diz que votação nos dias das eleições deve ser estendida em pelo menos uma hora

TSE também avalia reservar horários para idosos para evitar aglomerações

Por Yuri Abreu
05/08/2020 às 13h53
  • Compartilhe
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, o horário de votação nas eleições municipais deste ano deverá ser estendido em pelo menos uma hora.

Ainda de acordo com o magistrado, a Corte também cogita recomendar que as primeiras três horas, de 8h às 11h, sejam reservadas para pessoas com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para a Covid-19. A intenção é evitar aglomerações e minimizar os riscos de propagação do coronavírus.

"Muito possivelmente nós estenderemos em uma hora pelo menos o horário de votação, que seria de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para os que tem mais de 60 anos" disse o ministro, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (5).

Normalmente, os os eleitores podem votar das 8h às 17h. Outra ideia avaliada pelo TSE é ampliar a votação para até as 20h. No entanto, alguns tribunais eleitorais regionais alegam dificuldades para manter as zonas eleitorais em funcionamento por 12 horas.

"Os TREs levantaram alguns problemas relativamente à essa extensão da jornada eleitoral até as 20h, seja por dificuldade de transporte em algumas partes do brasil, seja por questões de segurança, explicou Barroso. Ainda segundo o magistrado, a a decisão sobre o assunto será tomada ainda neste mês.

*Com informações do jornal O Globo.