Entenda algumas regras de funcionamento das atividades que fazem parte da Fase 2 de retomada da economia

Detalhes foram repassados pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), nesta quarta-feira (5)

Por Yuri Abreu
05/08/2020 às 12h14
  • Compartilhe
Foto: Sebrae/Reprodução
Foto: Sebrae/Reprodução

Ainda que não tenha uma data precisa de início - a expectativa é a de que ocorra a partir da próxima segunda-feira (10) - a Fase 2 do protocolo de retomada das atividades econômicas, em Salvador, já tem as diretrizes definidas.

Os detalhes à imprensa foram repassados pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), na manhã desta quarta-feira (5). As regras, combinadas pela gestão municipal e pelo Governo do Estado serão publicadas em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), também no dia de hoje.

Vale lembrar que as medidas contemplam, entre outros serviços, academias, barbearias, bares e restaurantes, contando com aquelas que funcionam dentro dos shoppings centers. Além destas, haverá a liberação praça de alimentação dois centros de compras, com a limitação de 50% de ocupação.

Confira algumas delas:

Academias

O funcionamento ocorrerá de segunda à sábado (os horários ficam de acordo com cada estabelecimento), com os usuários devendo permanecer no espaço pelo tempo de 1 hora - há a obrigatoriedade de realizar o agendamento prévio - e com a capacidade máxima de uma pessoa a cada 6m², sendo que todas devem estar usando máscaras e ter as temperaturas aferidas.

Além disso, a higienização de aparelhos constante, não devendo haver o compartilhamento entre os alunos. As academias que possuem psicinas não poderão utilizá-las. Os aparelhos de ginástica devem estar  afastados por 1,5 metro. Aos praticantes de crossfit, a distância deverá ser de 2 metros entre cada um deles.

Já as academias de ginástica em condominios devem seguir protocolos gerais e seguir as determinações de cada condomínio.

Salões de beleza, barbearias e similares

O funcionamento deverá ocorrer de segunda à sabado, das 10h às 19h; o atendimento deve ser indiviual e com agendamento de horário; não haverá permissão de levar acompanhantes, com exceção para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Também está vedado, neste primeiro momento, qualquer realização de serviço necessitem a retirada de máscaras; o limite máximo de ocupação é de 30% do espaço; e deve ser respeitado o intervalo de 15 minutos entre os clientes para que a higienização possa ser feita. Nesses espaços, será obrigatória o uso de máscara e a medição de temperatura.

Lanchonetes, bares, restaurantes e similares

Os bares e restaurantes de Salvador vão poder funcionar de segunda à domingo, das 12h às 23h. Já as lanchonetes das 7h às 18h, também se segunda à domingo.

O serviço de buffet só poderá funcionar desde que um funcionário esteja servindo o clientes - o serviço a la carte pode funcionar normalmente. O esquema de rodízio, neste momento, não pode funcionar. Já os sistemas de delivery e take away continuam livres. 

Com relação à capacidade, os espaços terão de manter um afastamento de 2 metros entre as mesas e 1 metro entre cadeiras de mesas diferentes. A ocupação máxima, por mesa, é de 6 pessoas por mesa. Ao adentrar os estabelecimentos, o cliente deve estar a máscara e só retirá-lo na hora que for comer. Além disso, não será permitida a realização de eventos; já cardapio deverá ser digital ou plastificado, que deve ser higienizado depois de plastificado.

Centros culturais, museus e galerias de arte

Estes deverão funcionar de segunda à sábado, das 10h as 16h - não há restrição aos domingos. A venda de ingressos deve ocorrer de forma virtual e em horário agendado. Os espaços terão que ter um circuito de mão única: entrada por um lado e saída por outro e capacidade máxima é de até 30% do espaço. Neste período, estão proibidas as visitas guiadas e a presença de áudio-guias; as exposições interativas não serão permitidas e vídeos só poderão ser exibidos em áreas abertas por 15 minutos.