Donos de bares e restaurantes já se preparam para atender clientes dentro das normas da nova fase do Plano de Reabertura

Medidas adotadas no plano de retomada já eram previstas por Walter Caio, dono do bar Baiano, e Jose Morchon, chef do La Taperia

Por Francisco Artur e Osvaldo Lyra
05/08/2020 às 14h42
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os quatro meses de vigência das medidas restritivas para o combate à pandemia do novo coronavírus em Salvador serviram para que o sócio do bar e hamburgueria Baiano, Walter Caio, pensasse sobre como reformular o negócio neste período em que o distanciamento social tornou-se necessário à prevenção da Covid-19. Como resultado desta reflexão, além da adoção e do investimento em 'delivery', Walter concluiu que o chamado 'novo normal' da pandemia exigiria que o Baiano propusesse um modelo de bar em que os clientes se divirtam com segurança e higiene.

As medidas anunciadas, nesta quarta-feira (5), pelo prefeito ACM Neto (DEM), coincidem com as expectativas do empresário para o retorno.

"Nós vamos pedir à Prefeitura uma permissão para pôr as mesas na calçada e na praça, que é grande e aberta. Acredito que dessa forma vai evitar aglomerações", disse o dono do bar, localizado nas imediações da praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, e que está fechado desde março. 

"Primeiro ponto é que devemos reduzir a capacidade de clientes. Hoje nós comportamos 200 pessoas, mas  isso será reduzido no plano de reabertura, com o que eu concordo. Também iremos medir a temperatura de todos os clientes e funcionários, assim que eles adentrarem no bar, disponibilizaremos tótens de álcool em gel, daqueles em que o cliente aciona com o pé, e também colocaremos um tapete higienizador logo na entrada", explicou o sócio do bar e hamburgueria Baiano.  


Ocupação das UTIs

Previsto na segunda fase do plano de reabertura de Salvador, o funcionamento dos bares, restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica, museus, salões de beleza, barbearias, centros culturais e galerias de arte dependerá que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 esteja no limite de 70%. Este dado deve permanecer por, no mínimo, cinco dias para que a prefeitura anuncie a segunda fase do protocolo.

O prefeito ACM Neto (DEM), porém, destacou que a segunda fase deve ter início na próxima segunda-feira (10), após o Dia dos Pais. O intuito é evitar aglomerações em bares e restaurantes da data, que acontece no domingo (9).

Dia dos Pais sem restaurante

Diante da discussão sobre reabrir os bares e restaurantes de Salvador após o domingo de Dia dos Pais, o chef Jose Morchon concorda com o prefeito ACM Neto. Ele, que é sócio do restaurante La Taperia, localizado no boêmio bairro do Rio Vermelho, acredita que é a decisão mais sensata para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

"Seria muito arriscado abrir o restaurante no Dia dos Pais. As famílias, com certeza, viriam e o restaurante ficaria lotado. Isso não seria bom", argumentou.  

Sobre as expectativas para voltar às atividades do espaço especializado em culinária espanhola, Jose, assim como o sócio do bar Baiano, projeta uma diminuição no número de mesas para atender ao distanciamento exigido pelo plano de retomada, que é de 2 metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes.

"Nós não queremos ver cenas como as do Rio de Janeiro em que teve muita gente aglomerada nos bares e nas ruas", esclareceu o chef do La Taperia.