Prefeito de Camaçari defende protocolo unificado para abertura de praias em Salvador e RMS

Em live, Elinado Araújo fez uma análise do combate à Covid-19 no município

Por Yuri Abreu
04/08/2020 às 15h41
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

"É preciso implantar os protocolos, pois as pessoas estão apavoradas em ficar em casa e querem voltar a nova normalidade. Pessoas querem voltar a viver sem depender dos governos". A declaração do prefeito de Camaçari, Elinado Araújo (Democratas), dada ao colunista do portal A Tarde e editor-chefe do M!, Osvaldo Lyra, nesta terça-feira (4), ressalta a nova fase vivida pelo município, com a ativação da retomada das atividades econômicas na cidade.

Durante a transmissão, Elinaldo disse que a situação de saúde, no município, está estabilizada, assim como a maioria dos municípios da RMS. Na ocasião, ele também falou sobre como devem ser os procedimentos para liberar o acesso à orla da cidade, uma das mais extensas da Bahia. "É uma decisão a ser tomada em conjunto. Se Camaçari abrir as praias e Salvador e Mata não o fizerem, por exemplo, vamos absorver toda essa carga. Tem que ser um protocolo unificado", afirmou.

Retomada

Desde a semana passada, alguns segmentos já voltaram a operar, como dos restaurantes, no horário entre 11h e 14h. Outros têm funcionado por turno. Essa medida adotada por ele, além de outras realizadas por prefeitos de diferentes cidades da RMS, levou o prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), a pedir a prorrogação da reabertura dos bares, sob de risco de as taxas de ocupação dos leitos de UTI contra a Covid-19, na capital baiana aumentarem.

"Nossa principal dificuldade é fazer com que as pessoas se mantenham em em casa, vivendo dos benefícios, principalmente aquelas que tinham o próprio negócio. Aqui em Camaçari, apenas praias e academias não foram contempladas. Com relação ao pedido de Neto, os municípios não abriram. Eu até conversei com ele e garanti isso", ratificou Elinaldo.

O democrata pediu ainda a ajuda da população na fiscalização quanto ao cumprimento das normas de combate à Covid-19. "Que cada um seja ajudante do prefeito a seguir as leis sanitárias. Em cada medida que tomamos, os prefeitos estão pensando em proteger as vidas. Temos que afinar a discussão. Não é só a retomada das praias, mas a retomada do turismo como um todo. Esperamos que, no próximo dia 10, vamos implantar a segunda fase e não queremos retroceder", disse.