Policiais Civis realizam assembleia nesta quarta-feira e podem paralisar as atividades por 24 horas

Agentes cobram do governo retorno das reivindicações como implantação de protocolo sanitário nas unidades policiais

Por Yuri Abreu
04/08/2020 às 08h50
  • Compartilhe
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (5), o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) realiza assembleia on-line geral extraordinária, a partir das 9h, para deliberar sobre a suspensão das atividades por 24 horas no estado.

A organização e as demais entidades que representam a categoria cobram do Governo do Estado um retorno das reivindicações pautadas anteriormente, como implantação do protocolo sanitário nas unidades policiais, pagamento da insalubridade, entrega regular de equipamentos de proteção individual, além da permissão das testagens nas delegacias Territoriais e Departamentos de Perícia Técnica. De acordo com as entidades, a ação teria sido suspensa devido a uma ordem direta do Delegado Geral, Bernadino Brito.

Para o presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, a assembleia é mais uma tentativa de abertura de diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com o Delegado Geral. O dirigente disse que o número de policiais civis infectados pela Covid-19 não para de crescer, já somando 469 positivados e seis óbitos.

"Se as medidas necessárias não forem adotadas, vamos paralisar as atividades no Estado. As entidades compreendem que é necessária uma mesa diálogo, caso contrário a categoria irá cruzar os braços", pontua Eustácio.

Vale lembrar que, no início de julho, os policiais civis já haviam feito uma paralisação também por 24 horas. Na ocasião, segundo o Sindicato, apenas 30% do efetivo trabalhou em todas as unidades e estavam apenas permitidas prisão em flagrante e levantamento cadavérico.