Salvador registra os maiores índices pluviométricos dos últimos 36 anos 

Codesal espera uma média de 133,5 milímetros de chuva em agosto

Por Flávio Gomes
03/08/2020 às 18h41
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Salvador registrou, entre março e junho, período tradicionalmente mais chuvoso, os maiores índices pluviométricos dos últimos 36 anos. Foram 1.540,8 mm, quando a média histórica é de 977,9 mm. Nesta segunda-feira (3), a Codesal anunciou que espera uma precipitação média de 133,5 milímetros de chuva para a capital baiana durante esse mês de agosto. A conclusão foi determinada após reunião com pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Ainda segundo a Codesal, a expectativa é que essa chuva, que vai diminuir bastante em relação ao último mês, aconteça nos primeiros dez dias com a temperatura mínima de 19º e a máxima é de 31º. No mês de julho, a média de chuva acumulada no período de 1º a 31, foi de 254,4 milímetros, e os locais mais chuvosos na capital baiana foram Palestina (com 339 mm de chuva), Nova Brasília (com 337,2 mm), Pirajá (324,5 mm), Jardim Cajazeiras (313 mm) e Cajazeira VII (308,8 mm).

Em agosto também é esperada uma incidência de ventos mais fortes, com até 40km/h. O fenômeno ocorre por conta da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que intensifica os ventos e o transporte de umidade para o continente. 

Ocorrências

Mesmo com esse volume de chuvas e com o desafio diante da pandemia da Covid-19, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destaca que as ocorrências se mantêm em número reduzido.

"Atravessamos a Operação Chuva sem registrar graves incidentes. Atribuímos a redução de ocorrências graves aos investimentos feitos na atual gestão em projetos preventivos, tecnológicos e às frequentes atividades educativas realizadas nas comunidades e escolas", afirma Sosthenes Macêdo.

Durante todo o mês de julho, a Codesal realizou 1.472 vistorias. Houve 368 ameaças de desabamento, 155 deslizamentos de terra, 267 orientações técnicas, 233 ameaças de deslizamentos, 102 infiltrações, 109 alagamentos de imóveis, 78 árvores ameaçando cair e 24 desabamentos parciais. Uma morte foi registrada devido ao desabamento de uma marquise no bairro de Periperi.