Bahia acusa empresa que realiza exames de Covid-19 de fraude e cancela contrato

Laboratório de Análises Clínicas Nossa Senhora de Fátima realizou os procedimentos através do SUS

Por Flávio Gomes
03/08/2020 às 16h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para a disputa da Copa do Nordeste, todos os clubes envolvidos na disputa são submetidos à realização de exames para a Covid-19. Para a testagem, o Esporte Clube Bahia contatrou o Laboratório de Análises Clínicas Nossa Senhora de Fátima, indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A laboratório, no entanto, realizou os testes através do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a empresa recebeu pagamentos do Bahia, da CBF e utilizou indevidamente recursos do SUS.

"Contratamos a mesma empresa que foi definida pela CBF, mas os exames que solicitamos foram feitos como se fossem pelo SUS. O Bahia, o Lacen e a UPA de Santo Antônio foram vítimas de um golpe",  pontuou Belintanni.

A fraude foi detectada quando os laudos dos 26 exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) constavam que os procedimentos tinham sido realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, situada no bairro de Roma, na capital baiana. 

Segundo o presidente Guilherme Bellintani, a clínica, que tem unidades em Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, responsável por testes complementares, realizou os procedimentos, na última sexta-feira (31).

"Foi um golpe muito primário, muito fácil de ser descoberto. O laboratório tinha uma parceria com a UPA, também fazia exames para eles e fizeram os exames do Bahia como se fossem pelo SUS" completou Bellintani.

A acusação está sendo apurada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).