Rui defende 'nova CPMF' como ferramenta de controle contra quem pratica crimes contra sistema financeiro

Governador também é favor de uma reforma tributária que cobre mais imposto dos ricos

Por Yuri Abreu
04/08/2020 às 07h06
  • Compartilhe
Foto: GOVBA
Foto: GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), defendeu que a "nova CPMF" seja uma ferramenta de controla àqueles que venham praticar crimes contra o sistema financeiro do país. Durante a entrega de unidades habitacionais no bairro do Costa Azul, nesta segunda-feira (3), o chefe do Executivo estadual voltou a ser favorável a reforma tributária. 

"Eu sou a favor da reforma tributária, da mesma forma que são os políticos. O problema está nos detalhes. O Brasil se caracteriza como um dos países do mundo onde tem uma forma de cobrar imposto mais injusta, pois se cobra mais dos pobres e da classe média. Os ricos pagam pouco imposto", disse.

"Eu defendo que o Brasil siga o exemplo da Europa, onde quanto mais rica a pessoa é, mais paga imposto. Com relação a CPMF, eu gostaria desse tributo como forma de financiar o gasto público, porque ele tem efeito cascata e pesa na economia. Eu reconheço a necessidade de um tributo assim, como uma forma de fiscalizar o crime organizado. Não é uma ferramenta de arrecadação, mas de controle de quem pratica crimes, movimentando milhões no sistema financeiro. Mas que isso tudo seja feito dentro de uma reforma tributária ampla", salientou o gestor.