Salvador se aproxima da meta de vacinação contra a gripe

De acordo com a SMS, índice está em 88%, perto dos 90% estipulados pelo Ministério da Saúde

Por Yuri Abreu
03/08/2020 às 11h22
  • Compartilhe
Foto: SecomPMS
Foto: SecomPMS

Iniciada em 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em Salvador, imunizou 88,7% do público eletivo, com mais de 783 mil indivíduos vacinados. A meta é chegar a 90%. A ação segue até o final do mês de agosto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação é a principal medida preventiva contra a doença. "Já estamos nos meses em que há maior incidência do vírus circulando pela cidade. Portanto, é importante que o público alvo, formado por pessoas mais vulneráveis, se dê conta da seriedade epidemiológica no país e busque a imunização", reforçou a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis do órgão, Doiane Lemos.

As mais de 19 mil pessoas da população eletiva devem buscar as 142 salas de vacinação da rede municipal, das 8h às 17h. Além disso, há imunização, das 8h às 14h, nos quatro pontos que funcionam em sistema drive-thru: no 5º Centro de Saúde, nos Barris; na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula; no Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos;. e no Bahia Outlet Center, no Uruguai.

Conforme a SMS, fazem parte do público-alvo as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), adultos de 55 a 59 anos, idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público, portuários e pessoas com deficiência. Estão inclusos também os profissionais dos Correios, da imprensa, limpeza urbana, supermercados e restaurantes que estão em sistema de delivery.

Apesar da campanha estar aberta para o público em geral, Doiane Lemos destacou a importância de a população eletiva buscar prioritariamente a vacinação. 

"Estamos, com certeza, contribuindo com a prevenção evitando impacto no sistema de saúde neste momento de pandemia e, principalmente, a longo prazo, assegurando a vacinação enquanto serviço essencial", afirmou.