Carlos Prazeres e Wanderley Meira participam da live "Ficha Técnica"

Diretores artísticos dos corpos estáveis do Teatro Castro Alves conversam sobre seus trabalhos em live no Instagram, nesta segunda (3)



Por Redação
03/08/2020 às 09h43
  • Compartilhe
Foto: Gabrielle Guido
Foto: Gabrielle Guido

A 7ª edição do projeto "Ficha Técnica" recebe Wanderley Meira e o maestro Carlos Prazeres, diretores do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), para um bate-papo sobre os bastidores de seus trabalhos. A live será nesta segunda-feira (3), às 18h, no perfil Instagram do TCA. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.
 
Wanderley Meira assumiu a Direção Artística do BTCA em abril de 2019. Produtor, diretor, ator e gestor, Meira é licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), mas construiu sua carreira profissional nas artes cênicas. Iniciou-se como ator em Curso de Manoel Lopes Pontes em 1994 e trabalhou em diversas montagens, com nomes marcantes da cena local, como Harildo Déda, Fernando Guerreiro, João Sanches, Nadja Turenkko, Gil Vicente Tavares e Rino Carvalho.
 
Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA desde 2011, é um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração. Criada em 30 de setembro de 1982, a OSBA teve seu processo de publicização consolidado há três anos, permanecendo como um bem público mantido pelo Estado da Bahia, mas que, ao fazer parte do Programa Estadual de Organizações Sociais, gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), vem ampliando as suas condições de manutenção e desenvolvimento, orientados pelo olhar propositivo de Prazeres, que vem escrevendo um capítulo de muito sucesso junto à orquestra. 

Carlos também foi regente assistente de Isaac Karabtchevsky na Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro, por oito anos seguidos. Tem dividido o palco com artistas como Antonio Meneses, Nelson Freire, Heléne Grimaud, Ilya Kaler, Gil Shaham, Maxim Vengerov, Ramón Vargas, Peter Donohoe, Jean-Louis Steuerman, Fábio Zanon, Augustin Dumay, entre outros.

Convidado pelo maestro Wagner Tiso para atuar como maestro de sua série MPB & JAZZ, Carlos Prazeres passou a desenvolver uma extensa atividade na música popular, onde acompanhou artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Stanley Jordan, Milton Nascimento, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, entre outros. Como maestro convidado, tem dirigido importantes conjuntos sinfônicos em vários estados do Brasil e outros países.