Doença transmitida pelo Aedes Aegypti pode causar irreversíveis danos aos olhos

Chikungunya pode causar uma inflamação intraocular que pode levar a cegueira

Por Yuri Abreu
01/08/2020 às 23h10
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Com um registro de mais de 10 mil casos da doença nos últimos meses, um aumento de mais de 800% em relação a 2019, somente na Bahia, a chikungunya, doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, além dos sintomas nas articulações, febre, entre outros, tem chamado a atenção de especialistas por uma inflmação intraocular que, se não tratada, pode causar danos irreversíveis aos olhos.

Segundo o oftalmologista Frederico Faiçal, a arbovirose pode provocar uveíte, uma inflamação intraocular que, se não tratada, pode comprometer totalmente a úvea, que é uma camada vascular média dos olhos que inclui a íris (parte colorida dos olhos), o corpo ciliar (músculos que controlam os olhos) e a coroide (estrutura que abastece a região com sangue). A inflamação pode atingir ainda o nervo óptico e a retina.

De acordo com ele, quadros como catarata, glaucoma podem ocorrer devido ao processo inflamatório. Já nos casos mais graves,  o paciente pode até ficar cego. Nesse sentido, é importante a necessidade de avaliação com médico oftalmologista a todos os pacientes que apresentem sintomas oculares durante as manifestações clínicas da chikungunya.

"Embora a uveíte tenha causas diversas, como as infecciosas, a exemplo da chikungunya, dengue e zika, seus sintomas são basicamente os mesmos: vermelhidão, dor nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), baixa visão e moscas volantes, que são relatos de manchas escuras flutuantes no campo visual", afirmou a também oftalmologista Marta Hercog.

Conforme a especialista, o problema precisa ser tratado de forma precoce e, havendo qualquer sinal de dor, embaçamento ou vermelhidão, a dica é procurar imediatamente um oftalmologista. Outra orientação no caso das arboviroses é usar repelente e eliminar a água parada, principal ambiente de reprodução do agente transmissor - o Aedes Aegypti.