Quatro estados com crescimento de casos de Covid podem ter 'segunda onda' da doença

Registros de elevação foram percebidos no Amapá, Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro

Por Yuri Abreu
01/08/2020 às 17h48
  • Compartilhe
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os estados do Rio de Janeiro, Amapá, Maranhão e Ceará podem apresentar uma "segunda onda" de covid-19, com tendência de retomada do crescimento no número de novos casos semanais, após período de queda. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última sexta-feira (31).

Conforme o boletim informativo "Infogripe", a tendência de crescimento é maior nos estados de Amapá e Rio de Janeiro. As cidades de Macapá, Rio de Janeiro e São Luís mostram sinais de crescimento da doença. Já Fortaleza apresenta sinal de estabilização de covid-19, com uma possível retomada de crescimento lento.

O informativo também indicou estabilização no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, após a retomada do crescimento observado em junho. Os valores semanais, no entanto, ainda estão muito acima do nível de casos considerados "muito alto". 

A Fiocruz ressaltou que os dados de SRAG estão associados à covid-19. Entre as ocorrências com resultado positivo para os vírus respiratórios, 96,7% dos casos e 99,1% dos óbitos ocorreram por novo coronavirus.

*Com informações da Agência Brasil.