Caso de coronavírus em aluno faz escola nos Estados Unidos fechar apenas um dia após reabertura

Incidente aconteceu no estado de Indiana

Por Yuri Abreu
01/08/2020 às 16h10
  • Compartilhe
Foto: Holly Hays/Indy Star
Foto: Holly Hays/Indy Star

Um dia. Foi o tempo necessário para que uma escola no estado de Indiana, nos Estados Unidos, abrisse e fechasse as portas. O motivo: o registro de um caso do novo coronavírus por parte de um aluno que caminhou pelos corredores, e sentou-se em várias salas de aula, depois que testou positivo para a doença.

Os administradores da escola de ensino médio Greenfield Central Junior, então, iniciaram o protocolo de emergência, isolando o aluno e ordenando que todos que tiveram contato próximo, incluindo outros estudantes, entrassem em quarentena por 14 dias.

Para evitar o mesmo cenário, centenas de distritos escolares ao redor do país, que planejavam reabrir suas salas de aula, muitos em regime de meio período, recuaram nas últimas semanas, já que as infecções aumentaram em muitos estados.

Aqueles que reabrem se preparam para a probabilidade quase certa de quarentenas e desligamentos abruptos quando estudantes e equipe de funcionários das escolas testarem positivo para a doença. 

Os estado da Flórida e Texas, por exemplo, esperam abrir as salas de aula daqui a algumas semanas se as taxas de contaminação caírem, o que tem causado fortes objeções do sindicato dos professores.

*Com informações do jornal Estado de S.Paulo.