"Pouco a pouco se desmonta o modelo de combate à corrupção", diz Deltan Dallagnol sobre projeto do STF

Procurador criticou proposta que tem como objetivo retirar os poderes do MPF para a negociação de acordos de leniência

Por Flávio Gomes
01/08/2020 às 13h04
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

"Pouco a pouco se desmonta o modelo de combate à corrupção que fez história nos últimos anos. Um dos pilares da Lava Jato foram os acordos de colaboração feitos pelo Ministério Público com pessoas e empresas", estas foram as palavras escritas pelo coordenador da Lava-Jato no Ministério Público Federal do Paraná, Deltan Dallagnol, na rede social Twitter, na última sexta-feira (31).


A crítica do magistrado é contra o projeto que o governo federal e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, preparam para retirar do Ministério Público Federal (MPF) o poder para firmar acordos de leniência.


O Ministério Público enfrenta uma crise caracterizada pela tarefa de operação no Paraná e pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Segundo Dallagnol, "está tendo "desmonte do modelo de combate à corrupção que se forma nos últimos anos".


A medida já estaria prevista em uma minuta, que deve ser formalizada, e tem a intenção de transferir essa atribuição para a Controladoria Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU). Ambos os órgãos estão subordinados à Presidência da República.