Aldeias do sul e extremo sul da Bahia são fechadas para diminuir casos de Covid-19

Cento e dezenove índios nas localidades já testaram positivo para Coronavírus e dois morreram por causa da doença

Por Flávio Gomes
01/08/2020 às 10h02
  • Compartilhe
Foto: Reprodução TV Cabrália
Foto: Reprodução TV Cabrália

Para conter o avanço do novo Coronavírus, algumas aldeias indígenas localizadas no sul e extremo sul da Bahia estão fechadas. A presença de visitantes também está suspensa e só é permitido a entrada de indígenas com máscaras.


Dados divulgados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) registraram que 90% dos indígenas com Covid-19 na Bahia moram nas cidades do sul e extremo sul, regiões que concentram as maiores populações de índios de todo o estado. Ainda, segundo informações do DSEI, 119 do estado indígenas foram confirmados com o novo Coronavírus e dois vieram a óbito.


As equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que dão apoio aos índios, recebeu medicamentos, equipamentos e EPI's do Ministério da Saúde para fazerem o bloqueio de casos da doença com segurança.


Com o turismo na região suspenso, muitos indígenas que viviam da venda de comidas e artesanato aos visitantes ficaram sem renda. Uma campanha foi lançada pelas redes sociais e contou com apoio de artistas como Christiane Torloni e Lázaro Ramos. 


A ação, que, já arrecadou cestas básicas e máscaras caseiras que beneficiaram centenas de famílias que vivem na aldeia. A campanha é chamada de "Syratã Matxó", que significa "Jesus Abençoe" e foi idealizada pelo artesão Ubiratan Pataxó.