Encontro de Cheganças da Bahia de Saubara terá programação virtual

O evento começa neste sábado e tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)

Por Flávio Gomes
01/08/2020 às 09h21
  • Compartilhe
Foto: Reprodução Youtube
Foto: Reprodução Youtube

Realizada desde 2013, a oitava edição do Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, que invade as ruas da cidade de Saubara, será realizada de forma virtual, por conta das prevenções para conter o avanço do covid-19.


O evento que começa neste sábado (1) e vai até o próximo sábado (8) é organizado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).


A programação virtual trará, por meio do instagram @marujadasaubara, lives com 12 mestres de diferentes municípios baianos; além de transmissão da Reverência Marujada de Saubara e apresentação da Embaixada de Caravelas.


Segundo o coordenador do evento, Rosildo do Rosário, apesar do cenário atípico, as Cheganças, Marujadas e Embaixadas continuarão levando todo encanto e valor cultural. "Temos vários desafios, mas a pandemia não irá conter a nossa tradição. Nos adaptaremos e, com todos os cuidados necessários, vamos estar presentes nos lares das pessoas, reforçando e mantendo a nossa arte e a nossa cultura", disse.


As manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, em 2019, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê.