Presidente da Abrasce avalia como positiva a primeira semana de reabertura dos shoppings

Edson Piaggio afirma que a retomada das atividades transcorreu dentro da normalidade e aposta na melhoria das vendas com a proximidade do Dia dos Pais

Por Flávio Gomes
31/07/2020 às 20h51
  • Compartilhe
Foto: Valdemiro Lopes/CMS
Foto: Valdemiro Lopes/CMS

A primeira semana de reabertura das lojas nos shoppings de Salvador foi bem avaliada pelo  presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) na capital baiana, Edson Piaggio. Para ele, o funcionamento ocorreu dentro da normalidade, com os lojistas seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária estabelecidos da prefeitura. Piaggio também ressaltou a contribuição da população, que adotou as medidas de proteção contra o coronavírus.

Em entrevista ao Portal M!, Piaggio observou que a "retomada das atividades econômicas nos shoppings foi muito bem recebida pelos lojistas e pela sociedade". Como o movimento ainda é pequeno em comparação ao mesmo período de 2019, as vendas continuam tímidas. Os setores mais visitados são os de telefonia, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Ele acredita que a proximidade da comemoração do Dia dos Pais pode dar um bom incremento às vendas.

Para o presidente da Abrasce, a fase 2 da retomada das atividades em Salvador, que contempla bares, restaurantes, academias e salões de beleza, será muito importante para a recuperação gradual da economia. "Na medida em que vai voltando a nova normalidade, a economia vai se recuperando gradativamente", pontuou.

O protocolo para o início da fase 2 de reabertura exige que a taxa de ocupação das UTIs direcionadas ao tratamento da Covid-19 em Salvador não seja superior a 70%. Nos dois últimos dias, o índice se manteve no patamar necessário para o início dessa etapa da retomada, variando de 68% na quinta (30) para 70%, nesta sexta (31).