"Temos tudo para retomar a economia da cidade, mas com segurança e prudência", diz sócio do Espetto Carioca em Salvador

Para Pedro Henrique Oliveira, período mais severo da pandemia foi de muita dificuldade, mas o momento é de pensar na retomada

Por Yuri Abreu
31/07/2020 às 15h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os empresários do segmento de bares e resturantes vivem a expectativa da retomada do setor, em Salvador, com a ativação da Fase do protocolo conjunto montado pela Prefeitura da capital baiana e pelo Governo do Estado para evitar a disseminação da covid-19. Para que isso ocorra, é necessário que, pelo menos, a taxa de ocupação dos leitos de UTI permaneça igual ou menor a 70%.

Um dos que sentiu a fase mais severa da pandemia foi o empresário Pedro Henrique Oliveira, um dos sócios do Espetto Carioca, localizado no Rio Vermelho, área boêmia de Salvador. Em entrevista ao podcast do M!, ele fez uma avaliação do período e falou sobre as expectativas de agora em diante.

"Pra gente foi um período dificil, em que tivemos que colocar toda a nossa habilidade de negociação, principalmente com os fornecedores. A gente entende e respeita esse vírus que tomou conta não apenas do brasil, mas do mundo (...) Eu vejo que o panorama do Brasil, como um tudo, vai ser muito complicado nessa retomada. A gente vai demorar muito para conseguir atingir o patamar de equilíbrio e o desemprego vai subir de uma forma que pode estar prejudicando a economia", afirmou, ressaltando as ações que vêm  tomando à frente do Espetto Carioca justamente para evitar demissões. Entre as medidas, suspendemos os contratos de trabalho dos funcionários, por 4 meses. 

"A expectativa agora é retomar com a equipe, reduzindo a carga horária, para ver se a gente consegue chegar a um ponto de equilibrio para a loja tenha uma sobrevida e passe por esses primeiros seis meses que vão ser os mais complicados", acrescentou.

Segurança

Como forma de incentivar ainda mais as atividades de bares e restaurantes, a Prefeitura de Salvador permitiu que os estabelecimentos pudessem utilizar os espaços públicos para atender aos clientes e respeitar o distanciamento social. O Espetto Carioca foi um dos que procurou o poder público solicitando a permissão de uso.

"Acho que foi muito correta a atitude da Prefeitura de elaborar esse projeto, permitindo que os bares ocupem o espaço público, porque nós já teríamos uma redução considerável dentro do próprio restaurante. Agora, ocupando a calçada, que a gente consiga dar uma segurança maior para o nosso cliente, em um ambiente novo, que pode ser um diferencial nessa retomada, que vai ser bem dificil", disse.

Ainda de acordo com Pedro Henrique Oliveira, essa permissão da gestão municipal deve trazer uma mudança na reconfiguração de como os bares e restaurantes se posicionam e dialogam com a cidade.

"Não apenas no Rio Vermelho, mas também na Barra e na Pituba. Esse vai ser o novo perfil. Se der certo, acredito que não vai haver nenhum motivo para que a gente cancele essa permissão. O Espeto Carioca está tomando todas as medidas possíveis de proteção para que o nosso cliente possa voltar a frequentar nosso estabelecimento com total segurança. Nossos funcionários estarão com todos os equipamentos de EPI, vamos disponbilizar álcool em gel para os clientes, além dos tapetes de higienização dos calçados. Temos tudo para retomar a economia da cidade, mas com segurança e prudência de que isso não vai ocasionar um novo surto e nova onda da covid", espera o empresário.

Confira o podcast completo com o empresário Pedro Henrique Oliveira, sócio da Espetto Carioca, em Salvador, clicando no player abaixo: