Felipe Neto é alvo de fake news e ameaças nas redes sociais

Influenciador tem sido atacado sistematicamente por milícias digitais desde que fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro

Por Redação
30/07/2020 às 21h50
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O influenciador digital Felipe Neto tem sido vítima de fake news e ameaças nas redes sociais desde que começou a fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em entrevista ao "Jornal Nacional", nesta quinta-feira (30), ele afirmou que não imaginava que a reação fosse tão forte. Neto é um dos maiores influenciadores digitais do país, com 63 milhões de seguidores em redes sociais. Ganhou fama com vídeos de humor, mas, nos últimos anos, passou também a falar de política.

"Virem atrás de mim, dentro da minha casa, é um nível de perseguição que eu não imaginei que aconteceria. É o tipo de coisa que você vê em filme, vê em série, mas nunca imagina que realmente aconteça", disse Neto. "Sabe aquele vilão de novela que você diz assim: 'Não existe na vida real'. Mas existe, ele está aí, ele acontece, e estou vendo agora na prática até onde as pessoas são capazes de ir", completou.

Na última terça-feira (28), homens e um carro de som foram até a entrada do condomínio onde mora o influenciador digital. Um deles se identifica nas redes sociais como "Cavallieri, o guerreiro de Bolsonaro". Em outra publicação na internet, ele aparece segurando um fuzil, ao lado de crianças assustadas, e ameaça Neto: "É, Felipe Neto. A gente vai se encontrar em breve. Eu quero ver se tu é macho. (...) Eu quero ver tu tirar onda comigo. Teus seguranças não me intimidam, não, irmão, que aqui também o bonde é pesado".

 

Críticas no 'Times'

No último dia 15, o jornal americano "The New York Times" publicou, com grande repercussão, um vídeo  de Felipe no qual ele diz que Bolsonaro é o pior líder do mundo no combate à pandemia de Covid-19. Desde então, o influenciador passou a ser vítima de uma campanha de destruição promovida por milícias digitais. Uma montagem distribuída como real liga seu perfil em uma rede social a uma mensagem - que ele nunca escreveu - fazendo apologia à pedofilia. Fake news, mas já foi feito o estrago na sua imagem. 

"Eu nunca imaginei que fosse passar por isso. Eu nunca dei qualquer margem, ou qualquer suspeita, ou levantei qualquer tipo de insinuação que pudesse levar qualquer pessoa a me associar com esse crime tão perverso, tão odioso. As pessoas, por não terem nada a falar sobre mim, inventam posts", disse Neto, acrescentando que "elas são capazes de mentir, de deturpar, de descontextualizar, de perseguir, de atacar. Eu não sei até onde mais elas são capazes de ir pra vencer isso que eles acreditam ser uma guerra moral, uma batalha do bem contra o mal onde eles não percebem que eles representam o mal."