Osvaldo Lyra estreia como colunista da Rádio Globo ao lado de Rita Batista e Silvana Freire

Para marcar o primeiro dia, o jornalista fez uma análise da conjuntura política atual, com destaque para o cenário nacional 

Por Jones Araújo
13/07/2020 às 13h41
  • Compartilhe
Foto: Rodrigo Villa
Foto: Rodrigo Villa

O editor-chefe do Portal Muita Informação, jornalista Osvaldo Lyra, estreou nesta segunda-feira (13) como colunista político da Rádio Globo Salvador (104,3 FM).

A partir de agora, Lyra estará todas as segundas, às 7h da manhã, ao lado das jornalistas Rita Batista e Silvana Freire, levando "muita informação" para o programa Café das 6. Na pauta, assuntos políticos locais e nacionais no quadro "Por Dentro da Política". 

Para marcar a estreia, o jornalista fez uma análise do cenário político atual e falou da expectativa para a eleição que se avizinha. De acordo com ele, as rádios terão grande importância no processo eleitoral desse ano, já que o isolamento social persiste por conta da pandemia do novo coronavírus.

"O mundo teve que mudar os hábitos e, com isso, terá que modificar também a forma de fazer campanha, pensando no diálogo direto com o eleitor. Como bem disse o advogado eleitoral Ademir Ismerim, as emissoras de rádio terão grande importância esse ano. Muita gente não tem uma internet de qualidade em casa, mas tem um radinho. Os próprios candidatos que não davam tanta atenção ao rádio terão que fazer isso de forma especial com esse veículo de comunicação que atinge a massa, até porque essa será uma forma importante de chegar mais perto do eleitorado", afirmou o colunista.

Osvaldo Lyra também falou sobre a situação política nacional e a ameaça à democracia. "Vivemos uma democracia nova, que está fragilizada, mas é importante. O que tem que ser feito é preservar as regras previstas na Constituição. Não é a minha vontade, nem a sua vontade, é o que está na Constituição, que é a lei maior que rege o país", disse ele, ao enfatizar a defesa intransigente feita por atores importantes da política e da magistratura do país, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto.

Referente à atuação dos gestores públicos no combate à Covid-19, Osvaldo falou da falta de ação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Para ele, o presidente não deu o apoio suficiente para combater a doença no país.

"O presidente Jair Bolsonaro se colocou como uma ilha, ele não deu apoio e suporte que os prefeitos e governadores precisaram. Nós já tivemos três ministros da Saúde, na pandemia, e até agora não temos um efetivo", enfatizou.

Por outro lado, Osvaldo Lyra elogiou a união do prefeito ACM Neto (DEM) e do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que, mesmo pertencendo a partidos diferentes, uniram forças para combater a doença no Estado. "A união de esforços é imprescindível para que a população veja que o gestor público está tentando cuidar das pessoas nessa pandemia", finalizou. 

Na edição desta segunda-feira, o colunista convidou ainda o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), para fazer uma avaliação do cenário pré-eleitoral.