EUA ameaçam deportar alunos estrangeiros sem aulas presenciais 

Universidades de todo o país estão começando a fazer a transição para cursos online como resultado da pandemia de coronavírus

Por Redação
07/07/2020 às 16h13
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Exame
Foto: Reprodução/ Exame

A Agência de Imigração e a Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), afirmaram que estudantes estrangeiros que estão se formando nos Estados Unidos terão que deixar o país ou correr o risco de serem deportados se suas universidades mudarem para cursos somente online.

A mudança, anunciada na segunda-feira (6), pode afetar milhares de estudantes estrangeiros. As universidades de todo o país estão começando a tomar a decisão de fazer a transição para cursos online como resultado da pandemia de coronavírus. 

Em um comunicado à imprensa na segunda-feira, a ICE disse que os estudantes que se enquadram em determinados vistos "podem não receber uma carga completa do curso online e permanecer nos Estados Unidos", acrescentando: "O Departamento de Estado dos EUA não emitirá vistos para estudantes matriculados em escolas e / ou programas totalmente online para o semestre do outono, nem a Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos EUA permitirão que esses estudantes entrem nos Estados Unidos".

A agência sugeriu que os estudantes atualmente matriculados nos EUA considerassem outras medidas, como a transferência para escolas com instruções presenciais. Há uma exceção para as universidades que usam um modelo híbrido, como uma mistura de aulas online e presenciais.

Os requisitos de visto para estudantes sempre foram rigorosos e foi proibido vir para os EUA para fazer cursos somente online.

*Com informações da CNN