Corretora de investimentos XP compra fatia majoritária de startup baiana Antecipa

Fintech foi criada como plataforma digital para financiar a antecipação de recebíveis

Por Redação
03/07/2020 às 11h27
  • Compartilhe
Foto: Amanda Oliveira
Foto: Amanda Oliveira

A corretora de investimentos XP anunciou, na última terça-feira (30), a aquisição de participação majoritária na fintech baiana Antecipa. A empresa funciona como uma plataforma digital de antecipação de recebíveis. O objetivo principal da fintech é oferecer uma maneira mais eficiente para que as empresas rentabilizem suas posições de caixa e também fornecer uma alternativa mais econômica para o financiamento de fornecedores.

Os fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, vão manter independência na gestão do negócio. Sobre a projeção para a atuação no mercado de recebíveis, o CEO da XP, Bruno Constantino destaca que, apesar de a Antecipa atuar em um mercado que já conta com a participação de grandes players, há ainda uma série de ineficiências que podem ser eliminadas.

"Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia."

Já Camilo Telles, sócio da Antecipa, ressalta que o financiamento para a cadeia de fornecedores sempre foi oferecido pelos bancos, mas numa oferta combinada com alguma outra modalidade de financiamento, o que nem sempre é atrativo para as empresas. "A escolha da XP vem da visão de ter o cliente como foco central, alinhado ao que eles sempre adotaram em todas as frentes em que atuam", avalia.

A Antecipa foi fundada em 2015 e recebeu seu primeiro investimento em setembro de 2019, liderado pela Redpoint eventures.