Casa do senador José Serra é alvo de busca e apreensão em operação da Polícia Federal

Senador e filha dele foram denunciados por lavagem de dinheiro pela Lava-Jato

Por Yuri Abreu
03/07/2020 às 09h22
  • Compartilhe
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A casa do senador José Serra (PSDB-SP) foi alvo de uma operação de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (3), realizada pela Polícia Federal, na capital paulista. A residência dele foi um dos endereços pelos quais os agentes passaram.

De acordo com o jornal O Globo, além disso, a força-tarefa da Lava-Jato, em São Paulo, acusou formalmente, também no dia de hoje, o ex-ministro do governo Michel Temer (MDB) a filha dele, Verônica, por lavagem de dinheiro. O grupo apresentou denúncia à Justiça contra os dois.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), entre 2006 e 2007, Serra valeu-se do cargo e influência política para receber da construtora Odebrecht pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. 

Milhões de reais foram pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior, para que o real beneficiário dos valores não fosse detectado. Ainda conforme as investigações, o empresário José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra constituíram empresas no exterior, ocultando os nomes deles, e por meio dessas empresas receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador de São Paulo.

Também conforme a publicação carioca, foram encontradas numerosas transferências para dissimular a origem dos valores. O dinheiro foi mantido em uma conta de offshore controlada, de maneira oculta, por Verônica Serra até o final de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Suíça. A força-tarefa da Lava-Jato informou que as provas colhidas até o momento levaram o MPF a pedir na Justiça o bloqueio de R$ 40 milhões em uma conta também no país europeu.