Prefeitura inaugura módulo gripário na UPA de Paripe

O prefeito ACM Neto disse que a estrutura foi montada provisoriamente para atender aos pacientes com algum tipo de síndrome respiratória, principalmente com a Covid-19

Por Redação
01/07/2020 às 18h32
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

A prefeitura inaugurou, nesta quarta-feira (1º), um gripário instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe. O espaço vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, e contará com dez leitos de observação, dois de estabilização para os casos de agravamento do quadro clínico, e uma sala de aplicação de medicamentos, com cinco poltronas.

Durante a entrega, o prefeito ACM Neto ressaltou que a estrutura foi montada provisoriamente para atender aos pacientes com algum tipo de síndrome respiratória, principalmente com a Covid-19. "Nós já entregamos um módulo como esse nos Barris e o próximo será aberto nos próximos dias, anexo à UPA de Pirajá. Isso tudo vai nos permitir, nesse período da pandemia, aumentar mais de 30% a nossa capacidade de atendimento nas unidades de urgência e emergência na cidade".

O gripário teve um investimento de aproximadamente R$ 3,4 milhões e conta com 75 profissionais de saúde, sendo 14 médicos intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, 13 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, quatro maqueiros e quatro auxiliares de farmácia, entre outros.

Os pacientes atendidos no módulo terão acesso aos procedimentos já realizados na UPA de Paripe, tais como exames de raio-x, laboratoriais e eletrocardiograma, além da atividade médica, de enfermagem e de farmácia. A unidade contará ainda com o suporte de uma ambulância durante 24 horas para retaguarda de pacientes regulados.