Selo Sesc antecipa single do novo álbum de Mateus Aleluia

Com um repertório de 12 faixas inéditas, álbum Olorum marca também o reencontro de Mateus Aleluia com João Donato; 'Samba-Oração' estará disponível em todas as plataformas na quarta (24)   

 

Por Redação
23/06/2020 às 10h54
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A música 'Samba-Oração', faixa inédita do terceiro álbum solo, Olorum, que o cantor e compositor baiano Mateus Aleluia lança aos 76 anos de idade já pode ser apreciada na plataforma Sesc Digital. A canção também chegará aos demais serviços de música nesta quarta-feira, (24). 

A cidade de Cachoeira, a qual fica no Recôncavo Baiano, é a região oriunda do grupo Os Tincoãs. Formado por Dadinho, Heraldo e Erivaldo, entre o fim da década de 1950 e o início de 1960, o trio vocal dedicava-se ao bolero e às sonoridades da época. Com a saída de Erivaldo e a chegada de Mateus Aleluia, o conjunto ganhou projeção nacional ao integrar a ancestralidade, os cantos áfricos de identidade cultural da Bahia à música popular brasileira.

Em 1983, ao desenvolver um trabalho de pesquisa cultural ao governo de Angola, o compositor baiano deixou o país. Ao retornar em 2002, lançou dois discos solos: Cinco Sentidos (2010) e Fogueira Doce (2017). 

Agora, com 76 anos de vida e mais de meio século dedicado à música afro-barroca, às pesquisas e filosofias africanas, aos sons de terreiro e às células rítmicas e melódicas do candomblé, Mateus Aleluia retorna em um projeto com produção musical de Ronaldo Evangelista e lançado pelo Selo Sesc. É o álbum Olorum, que chega no Sesc Digital só no dia 24 de julho e, a partir de 29 de julho, nas demais plataformas digitais de streaming. Com um repertório de 12 faixas inéditas, este registro musical marca também o reencontro de Mateus Aleluia com João Donato.